Por Clarice Carvalho e Mariana Rimis

O Projeto de Extensão Universitária “Brasil em Tela” coloca em debate temas sobre a realidade nacional a partir da interlocução com o cinema e a literatura. Nos últimos meses temos nos dedicado à perspectiva da Literatura como direito e neste percurso Carolina Maria de Jesus tem sido o farol que ilumina nossas atividades.

Para os próximos meses vamos articular os Saraus Literários com debates de autoras e autores que fortaleçam a construção, a garantia e a luta pelos direitos sociais, queremos reivindicar e nos apropriar dos espaços públicos levando debates que construam questionamentos e ações críticas.

Neste horizonte propomos discutir: Porque durante muitos anos a produção literária de Carolina é exotizada? Como esta literatura expressa a complexidade de elementos da vida e do cotidiano da maioria da população negra no Brasil? qual é a relação entre uma coisa e outra?

Por que o pensamento hegemônico predominante no Brasil naturaliza tanto a violência pela via da política pública de segurança? Porque as pessoas dizem que o Estado se ausenta dos territórios periféricos e de comunidade, sendo que grande parte das ações de controle se voltam para estes mesmos espaços – explicitando aí uma presença estatal seletiva? Como o encarceramento em massa, a visão restrita de tratamentos de saúde mental – muitas destas ações voltadas para população negra – sequer são problematizadas como políticas públicas e atuação estatal.

Qual é o sentido da brancura e branquitude na permanência e na retroalimentação do mito da democracia racial e no racismo?

Como e por que a universidade pública pode e deve se ocupar destes debates? Quais são os desdobramentos destas discussões na formação universitária e profissional?

Apresentar o projeto trazendo perguntas é uma abordagem que já explicita parte da nossa dinâmica de trabalho: discussões plurais e debates efetivamente coletivos.

Convidamos a todes para chegar e estabelecer as possibilidades de apropriação de um direito social e dinamização da interlocução da experiência universitária.

Os debates sobre a obra de Carolina Maria de Jesus acontecerão às quintas de 17h às 18h. Os Saraus literários terão encontros mensais – sempre no quarto sábado do mês e as mostras de cinema com debates acontecerão periodicamente.

Divulgaremos detalhes da programação aqui no site do NEAB e no Instagram @leiturasdobrasil.